Simule e contrate

Entenda as novas regras de Aposentadoria do INSS que entraram em vigor em Jan/2023

Data de publicação: 15/02/2023 17:47

Hoje vamos falar sobre as novas regras para a aposentadoria do INSS que entraram em vigor em 2023. Desde a aprovação da reforma da Previdência em 2019, temos visto mudanças implementadas todos os anos já no dia 1º de janeiro.

Para descobrir se vale a pena ou não se aposentar, o segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS ou o site do INSS para conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e fazer uma simulação da aposentadoria. Todo esse processo é feito gratuitamente e não é necessário contratar advogado.

Existem diferentes regras para solicitar a aposentadoria e vamos dar uma olhada nas mudanças em cada uma delas.

Começando com a regra dos pontos, que exige um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens somado à idade do trabalhador. Aqui, as mudanças são as seguintes: as mulheres precisam somar 90 pontos para se aposentar (e não mais 89), enquanto os homens precisam somar 100 pontos para se aposentar (e não mais 99).

Por exemplo, um homem com 36 anos de contribuição e 64 anos de idade pode se aposentar porque os dois números somam 100 pontos. Mas a pontuação aumentará ano a ano até chegar ao limite de 100 para mulheres e 105 para homens em 2033.

Já na regra da idade progressiva, que é aplicada para aqueles que não atingiram pontos suficientes, mas completaram a contribuição necessária, a mudança é na idade. Os homens agora precisam ter 63 anos (e não mais 62,5 anos) e as mulheres 58 anos (e não mais 57,5 anos). É importante lembrar que a idade mínima sobe seis meses a cada novo ano.

Por fim, na regra da Idade Mínima, que exige uma idade mínima e, ao menos, 15 anos de contribuição, a mudança atinge apenas as mulheres, que agora precisam ter 62 anos (e não mais 61,5 anos). Os homens precisam ter 63 anos de idade (e não mais 62,5 anos). E este é o último ano em que a idade mínima passa por ajustes.

As mulheres foram as mais impactadas com as novas regras, já que antes se aposentavam com 60 anos de idade e, a partir de 2019, a cada ano o mínimo aumenta seis meses até atingir em 2023 a idade mínima de 62 anos. Para os homens, a idade mínima em 2019 era de 61 anos, em 2020 de 61,5 anos, em 2021 de 62 anos e em 2022 passou para 62,5 anos. Já para as mulheres, a idade mínima em 2019 era de 56 anos, em 2020 de 56,5 anos, em 2021 de 57 anos e em 2022 é de 57,5 anos.

Por isso, é fundamental ficar atento às mudanças e se informar bem sobre as diferentes regras para garantir uma aposentadoria tranquila e segura. Acessando o aplicativo Meu INSS no site do INSS, você poderá fazer uma simulação da aposentadoria para descobrir se vale a pena solicitar a aposentadoria ou é melhor esperar...

A depender da faixa de renda e do tempo que ainda faltar para você ter direito a aposentaria do INSS, assim como do valor de aposentadoria desejado, pode ser interessante contratar um Plano de Previdência Privada (PGBL ou VGBL) , para complementar sua renda na aposentadoria. Assim, além de poder aproveitar as altas taxas de juros do momento, você ainda pode usufruir do incentivo fiscal ( para aqueles que são tributado na fonte e não consegue restituir tudo na declaração de IR anual), já para quem é isento, o recomendável é contratar um plano VGBL visto que este plano não permite a dedução das contribuições efetuadas no plano, em contrapartida não serão tributados sobre o total como ocorre nos planos do PGBL mas somente sobre o ganho de capital acumulado no plano. Se pretende investir num plano de previdência para complementar sua aposentadoria, você pode solicitar uma simulação através da nossa corretora, que atua a 26 anos com Seguros de vida e Previdencia.

A verdade é que sua aposentaria pode estar poucos ou vários anos no futuro, mas a maneira como ela será, você define no presente.

Sobre o Autor:

Carlito de Souza, é corretor de seguros, corretor de imóveis, socio fundador da Clube Investivida Corretora de seguros e atua desde 2007 com foco em seguros de vida e previdencia privada. e-amail [email protected]

;